
Durante a nossa vida vivemos inúmeras situações e nem todas elas nos trazem satisfação, muitas inclusive deixam marcas emocionais consideradas impossíveis de entender e superar.
Diante das situações da vida podemos reagir, fugir ou nos condicionar a viver aquilo a vida toda. O caso é que a reação que teremos diante dos fatos na grande maioria da vezes não depende da nossa vontade. Todos os registros que já fizemos durante a nossa vida e a intensidade do estresse sofrido é que fazem com que a situação seja gravada de forma ruim.
Não é possível curar um trauma de uma hora pra outra, lembrando que em muitos casos o trauma gravado não foi consentido pelo nosso consciente.
E quando uma situação se torna um trauma e nos acompanha a vida toda?
Outro dia atendi uma paciente que possuia um tique nervoso.. repetidas vezes esta paciente fechava os olhos com muita intensidade e voltava a abri-los.
Ela me relatou que durante anos essa repetição a tem acompanhado e que sofria muito com esta situação, inclusive falou sobre os seus relacionamentos que se tornaram difíceis pelo descontentamento que possuía em observar o incomodo das pessoas ao seu lado.
Esta situação realmente causa desconforto, além claro de dores tanto físicas como emocionais.
Ao ouvi-la perguntei se lembrava do dia em que notou esse tique... Como se não tivesse entendido minha pergunta ela relatou:
- Minha mãe faleceu numa situação muito ruim, os equipamentos que estavam em seu corpo me causaram muito medo, foi horrível ver a minha mãe daquela forma.
Perguntei a ela o que ela gostaria de ter feito naquele momento; e com muita inocência me respondeu:
- Gostaria de ter fechado meus olhos antes de entrar naquela sala, ou simplesmente de não ter ido até lá.
(Aqui fica nítido o trauma sofrido).. Perguntei, foi neste dia que sentiu o seu tique se manifestando?
E ela disse que não sabia, mas que ao ouvir minha pergunta se lembrou disso e quis contar.
Á partir daí começamos a falar sobre o fato, mostrei a ela que a situação já havia acontecido e que não iria mais se repetir. Já não haviam motivos para fechar os olhos. Falei da transformação que aconteceu na vida da mãe dela e da necessidade de ver a situação de uma forma diferente.
Duas semanas depois ela estava totalmente curada!
Somente um profissional é capaz de analisar e buscar através das respostas de um paciente os motivos para um trauma sofrido, resolvendo assim as questões que o envolvem e deixando-o livre do sofrimento.
Lidar bem com os acontecimentos da vida é o que nos dá Felicidade.
Por: Jesika Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário