domingo, 6 de setembro de 2009

Real Ou Virtual?

Real ou Virtual

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails com alguns questionamentos muito interresantes.
O que mais me chama a atenção é que sempre vem frases do tipo: "A internet acabou com minhas amizades", "meus amigos preferem a internet a conversar comigo", "tenho uma amiga que só fala dos problemas pela internet"... e outras tantas.. o caso é que a palavra Internet em meu e-mail já se tornou "O Assunto".
Na atualidade estamos passando por um processo onde tudo é muito rápido e muito pronto. Cada vez mais tudo ao nosso redor exige agilidade, trabalho, família, estudos... A tecnologia não para de avançar. E ai você pergunta, isso é bom ou ruim?
- Como sempre tenho que dizer, o caso não é a tecnologia é o que fazemos dela e com ela.
A internet nos proporciona a fantástica oportunidade de por exemplo viajar pelo mundo sem sair de casa, de fazer compras a qualquer tempo apenas com um login, senha e cartão de crédito... sem contar que até cursos profissionalizantes você pode fazer apenas em alguns cliks na Internet. Isso é bom, claro, quando não deixamos de visitar a família, ir a escola, fazer trabalhos em reunião com amigos na biblioteca, ir à uma exposição ver fotos de Países diferentes e cidades diferentes da nossa.
O que é ruim e causa grande prejuízo ao desenvolvimento e crescimento humano é o fato de por motivo da Internet a pessoa se isolar, perder o contato com mundo real, com os seus sentimentos, passando grande parte do seu tempo no mundo virtual e rotulando o Computador como melhor amigo e essencial.
O ORKUT por exemplo, me faz refletir muito sobre o fator solidão e personalidade;
Logo no inicio do ORKUT , todos que ingressavam nessa grande rede de relacionamentos colocavam lá seus nomes "Maria Eduarda", "Joaquina dos Santos", não colocavam endereço e cep por questão de segurança e as vezes nem foto o que é ótimo. Preservar a vida é o que devemos fazer o tempo todo.
Hoje quando entramos na página do Orkut, nos deparamos com várias fotos da própria pessoa, dos familiares, amigos e até de bebês que podem claro serem reconhecidos a qualquer tempo pelas ruas; o que significa que ai já se perdeu grande parte do fator "segurança". Ai vem o mais interessante no lugar do nome vem escritos do gênero " fui.. mais voltarei..", "Cada vez mais feliz.." "Você é minha Vida".. E Eu que pensei que alguém se chamar Esternofatogildo fosse ruim.
É necessário fazer uma reflexão e entender o porque do se esconder por traz de frases, o porque da solidão e necessidade de amigos que não se pode ver e nem sabemos se são o que dizem ser... Não é uma questão de não confiar em ninguém, cautela e cuidado é sempre bem-vindo. Fugir do que é real, do precisar encarar os acontecimentos é que exige reflexão.
Solidão nunca mais.
Num belo dia que pode ser hoje, ao invés de 02 horas em frente a um computador, passe pelo menos 01 hora em frente a um amigo passando experiências e experimentando o real e o que nos torna seres humanos mais felizes, "O SENTIMENTO".

Por: Jesika Oliveira
Terapia e quaisquer esclarecimentos: jesikapsicanalise@gmail.com Sou Psicanalista e Terapeuta Emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário