quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IMPREVISTOS? O QUE FAZER?
Nos últimos tempos a vida cotidiana vem exigindo cada vez mais realizações. A rotina diária a que estamos expostos fazem com que acreditemos que grande parte do nosso dia pode ser previsível, mas imprevistos acontecem o tempo todo.
Nosso dia-a-dia é tão repleto de coisas previamente planejadas que acabamos nos ligando no automático, o que gera o medo do novo e consequentemente a perda de experiências que podem ser muito prazerosas se considerarmos o fator surpresa como algo bom e proveitoso!
Esses mesmos imprevistos que nos causa medo, repulsa e nos exige muitas vezes uma resposta imediata pode ser um meio fantástico de treinamento para criatividade, raciocínio rápido e atenção.
Na tentativa de nos proteger procuramos afastar sempre do nosso cotidiano tudo aquilo que possa nos frustrar "o imprevisto" é um deles.
Devemos nos capacitar sempre. Enfrentar os imprevistos com calma, tranqüilidade e procurar tirar boas lições dos mesmos nos impulsiona a conhecer melhor nossos potenciais e nos ajuda no crescimento e desenvolvimento pessoal.
Aprenda que assim como nascemos sem saber andar, falar estc.. e logo depois aprendemos, podemos também aprender a lidar muito bem com aquilo que no momento que acontece nos causa o espanto e a sensação de que não podemos resolver.
Fato é que se a situação acontece com uma outra pessoa, sempre temos uma resposta imediata e na maior parte das vezes concreta, racional e correta. Isso ocorre pelo fato de nos mantermos calmos e não ter o medo de errar. O medo da falha e cobrança nos impede e dificulta de ter um solução eficaz.
Precisamos rever nossos conceitos e atualizar nossa mente, afinal imprevistos podem acontecer a qualquer tempo e hora, o que vamos fazer com este imprevisto e a forma como vamos reagir é o que vai fazer a grande diferença.
O primeiro passo é eliminar o sentimento de culpa de tudo o que se vive, assim, terá mais possibilidades de reagir bem num imprevisto, mesmo que a reação não traga o resultado que se deseja. Não podemos compreender nitidamente um acontecimento se ele nos pega de surpresa e não o aceitamos.
Aceite os imprevistos e os aproveite como oportunidades de conhecer a si mesmos e descobrir os grandes potencias escondidos.
Por: Jesika Oliveira jesikapsicanalise@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário