segunda-feira, 19 de julho de 2010

Emoções também pesam na Balança!!!

Quem nunca experimentou dietas para perder vários quilos em poucas semanas?
As dietas até promovem uma diminuição de peso e o tão sonhado corpo ideal. Mas em grande parte das vezes depois de algum tempo, os quilos são recuperados, a calça tão bonita já não entra mais e a pessoa sente toda a frustração de ver sua realização desfeita.
E ai vem a pergunta: O que eu fiz de errado?
Do ponto de vista nutricional o objetivo que era o emagrecimento até foi atingido, mas o caminho para se chegar a ele não foi o correto. Quem consegue manter dietas tão restritivas por tanto tempo? Ninguém!
Não estou aqui para questionar ou mesmo falar sobre reeducação alimentar, o correto é procurar um Nutricionista que possa lhe orientar com relação a uma alimentação balanceada e que consiga manter.
Venho aqui com o intuito de lhe mostrar o quanto o seu Emocional pesa na hora de eliminar os quilinhos indesejáveis.
A obesidade é inconscientemente o desejo de se proteger de situações das quais não consegue lidar.
È fundamental descobrir como relacionar-se bem com o alimento que ingere e modificar a representação do mesmo na sua vida .
A ansiedade, o medo, a baixa auto-estima, problemas de relacionamento e trabalho, acabam gerando a alimentação exagerada que obviamente vai contribuir para o aumento de peso. Comer é a principal fonte de prazer quando tudo parece estar dando errado.
Vivemos hoje numa busca incansável para seguir um padrão de beleza exigido pela mídia e sociedade, mas esse padrão não conseguimos atingir, afinal ele muda o tempo todo.
Durante a infância aprende-se que comer é a maneira de conseguir força, inteligência...e em muitos casos a alimentação é colocada como forma de recompensar a criança por algo bom que ela faz.
Exemplo:
_ Se você ficar quieto e obedecer a mamãe e o papai, no fim de semana nós vamos ao McDonalds. Vamos comprar chocolate etc...
E logo depois na adolescência vem o contraditório da situação.. Nesta fase o que vale é estar com o corpo em forma. Imagine a confusão e o conflito no cérebro com duas informações tão distintas!
Nestes casos e em todos os demais que podem emocionalmente estar bloqueando o seu empenho em emagrecer é possível modificar.
Todo ser humano possui capacidade para modificar toda e qualquer situação, basta descobrir como fazer. O melhor tratamento sem dúvidas é a busca por um Profissional que possa lhe orientar e promover o teu auto-conhecimento. Numa psicoterapia a pessoa consegue encontrar a confiança necessária para desmistificar situações ou emoções e assim obter um emagrecimento eficaz.

Por:



Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário