segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Ausência dos Pais Compromete o Equilíbrio Emocional dos Filhos


Ser Pai ou Mãe apenas pelo fato de tido filhos não é suficiente, é necessário participar da vida e formação deles.
A consciência deste fato é bem conhecida, mas, tornar essa participação efetiva, torna-se cada vez mais distante. O dia-a-dia corrido, a enorme lista de afazeres e a busca por uma condição financeira melhor, têm afastado os pais desta realidade na rotina diária.
O caso é que a estrutura familiar e a presença dos pais na educação é fundamental para um crescimento e amadurecimento saudável de toda a criança. A ausência dos pais se transforma em culpa para os pais e em traumas para os filhos.
Toda criança precisa das referência dos pais, pois, é esta referência que tornará a criança um adolescente expressivo e com vantagens nas relações sociais, no trabalho e na busca da própria identidade.
É na fase infantil que a criança começa a formar sua personalidade, neste período a referência dos pais é necessária para uma formação psicológica sadia, onde a criança vai se sentir protegida e amparada pelas definições do que é certo e errado. É necessário lembrar ainda que todo o registro feito nesta fase irá repercutir na vida deste futuro adolescente e no adulto que esta criança um dia será..
Na fase de adolescência as referências obtidas durante a infância determinaram o comportamento e ainda as relações afetivas. E não diferente ainda é necessária a presença dos pais nesta formação. Este adolescente logo será adulto e vai manifestar todo o conteúdo aprendido e armazenado até então.
Sabemos bem depois destes relatos que os nossos pais influenciaram e foram fundamentais na nossa formação.
É o momento então de refletir e questionar. Como os meus pais me educaram? O que posso oferecer ao meu filho? O que aprendi é suficiente para a formação do meu filho? O que gostaria de modificar?

-Sabemos que o tempo para ficar com os filhos é curto, portanto, aproveite cada minuto de forma qualitativa e prazerosa, procure neste tempo explicar ao teu filho os motivos que te levam a essa ausência (Busca por uma vida financeira melhor, aprimoramento profissional, vontade de dar a ele o que seus pais não puderam lhe oferecer, etc)..-Se fazer presente emocionalmente na vida dos filhos não depende apenas da presença física, a atenção através de um telefonema ou de uma simples pergunta como por exemplo: (Como foi o seu dia filho?) pode amenizar muito a ausência física.
Situações não previstas nos exigem certo equilíbrio e amadurecimento emocional. Precisamos então buscar soluções simples e que não nos traga sofrimento nem arrependimento.
Por : Jesika Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário