quinta-feira, 25 de março de 2010

Chocolate - Prazer sem Culpa

Chocolate
Prazer sem culpa
Você tem 10 bons motivos para ceder à tentação de consumir chocolate nesta Páscoa.
O efeito colateral indesejável é que engorda. Portanto, tenha bom senso e moderação.
Se conseguir!

1 - Quanto riso, quanta alegria
Considerado por muito tempo inimigo número um das dietas e da vida saudável, o
chocolate está se aposentando da fama de vilão. Médicos e nutricionistas comprovam que seus benefícios superam eventuais prejuízos. Para se ter ideia, a sua capacidade de estimular a produção de serotonina (substância do cérebro que melhora o humor das pessoas) ajuda a combater o mau humor, a depressão e a ansiedade. Portanto, nada melhor do que comer chocolate quando acordar com o pé esquerdo, brigar com o companheiro ou sofrer com os efeitos da TPM (Tensão Pré Menstrual).
2 - Amigo do peito - O chocolate também proporciona boas quantidades de vitamina E e polifenóis, poderosos antioxidantes (substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células), que evitam a formação de placas de gordura nas artérias e combatem o colesterol ruim. Por isso, se consumido com bom senso, o chocolate é um aliado e tanto na prevenção de doenças cardiovasculares.
3 - Sem pressão - Estudo realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, comprovou que o chocolate amargo ajuda a controlar a pressão sanguínea. O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Uma parte dos pacientes consumiu 6,3 g de chocolate amargo (30 calorias diárias) durante 18 semanas. Os demais ingeriram chocolate branco. A versão amarga foi responsável pela queda da pressão sistólica (máxima) e da diastólica (mínima). Segundo o estudo, isso contribui para diminuir o risco de morte por AVC (acidente vascular cerebral) e doenças cardíacas, sem alteração do peso nem das taxas de açúcar e gordura no sangue.
4 - Elixir da juventude - A alta concentração de antioxidantes, como as procianidinas, evita o acúmulo de metais tóxicos no organismo e reduz a agregação das plaquetas no sangue. Uma porção de cerca de 35 g de chocolate amargo tem uma quantidade de antioxidantes equivalente à presente em uma maçã ou uma taça de vinho tinto.
5 - Melhor que beijo - O chocolate é mais excitante do que o beijo. É o que sugeriu estudo
conduzido pelo pesquisador britânico David Lewis ao analisar os batimentos cardíacos e a atividade cerebral de 20 casais enquanto deixavam um pedaço de chocolate derreter na boca e depois quando se beijavam. Em alguns casos, o chocolate mais do que dobrou o ritmo dos batimentos cardíacos dos participantes. Segundo o pesquisador, não há dúvida de que o chocolate "bate" o beijo quando se trata de produzir uma sensação mais intensa no corpo e no cérebro. Sensação que chegou a durar quatro vezes mais tempo do que um beijo apaixonado. O estudo também mostrou que, à medida que o chocolate se derretia, todas as regiões do cérebro eram estimuladas mais intensamente do que quando os voluntários se beijavam.
6 - Exterminador de stress - Está estressado? Uma barra de chocolate amargo resolve o problema. Pesquisa mostra que esse tipo reduz os níveis dos hormônios do stress em indivíduos ansiosos. Os voluntários do estudo consumiram, por duas semanas, 40 g por dia do produto com 74% de teor de cacau. Isso acontece porque a gostosura tem propriedades que fazem nosso cérebro apaixonar-se facilmente por ela.
7 - Com açúcar, com afeto - Pesquisa japonesa publicada no jornal americano Nutrition indica ainda que as procianidinas teriam importante papel no controle do diabetes tipo 2. Segundo o estudo, essas substâncias presentes no cacau melhorariam a eficiência da insulina, o hormônio que coloca a glicose dentro das células. Mas ainda é preciso de mais comprovações científicas.
8 - Vida longa - A Escola de Saúde Pública de Harvard, EUA, concluiu um estudo apontando que as pessoas que comem chocolate vivem um ou dois anos a mais. Segundo o British Medical Journal, a delícia beneficia o sistema imunológico, reduzindo a probabilidade de tumores. Dezoito estudos científicos já mostraram que comer chocolate não eleva o nível do colesterol sanguíneo, porque sua gordura, denominada ácido esteárico, não é tão nociva como as outras. Cientistas franceses acompanharam 1.640 pessoas com média de idade de 77 anos durante uma década. Quem seguia uma dieta com alimentos ricos em flavonoides, caso do chocolate amargo, teve menor declínio das funções cognitivas.
9 - Agiliza o raciocínio - Segundo pesquisa da Universidade de Northumbia, no Reino Unido, o consumo de chocolate escuro melhora nas pessoas a capacidade de raciocinar.
O estudo foi feito com 30 voluntários, que tomaram uma bebida de chocolate contendo 500 mg de flavonoides (substância presente no cacau). Eles tiveram de contar de 999 a 800 de trás pra frente e pulando de três em três números, e os resultados mostraram que os candidatos mostraram agilidade na contagem e menor cansaço mental. A quantidade ingerida para o estudo foi superior ao que as pessoas devem ingerir em uma dieta balanceada. Mas uma das pesquisadoras, Emma Wightman, afirma que o mínimo da substância deve estar presente na alimentação. "Mesmo as barras de chocolate que contêm 100 mg de flavonoides ainda apresentam efeitos no cérebro", garante.
10 - Não se reprima - Psicólogos britânicos descobriram que pessoas que reprimem o desejo por chocolate podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à vontade. Pesquisa da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra dividiu 130 voluntários em dois grupos. O primeiro deveria reprimir pensamentos a respeito do doce. O segundo podia liberar suas ideias em voz alta.
Resultado: depois de todos receberem chocolates, o grupo A comeu quase o dobro do que o grupo B.
Este comportamento foi observado especialmente entre as mulheres.
Os psicólogos concluíram que conter o desejo pode causar efeito reverso, um fenômeno psicológico
que ocorre quando nos dedicamos intensamente a um objetivo e obtemos o resultado exatamente contrário.


!!EscritaMarço2010-1.qxd 3/3/2010 12:02 AM Page 39 www.cooprevista.com.br
Coop Revista 15 Março 2010 - Fernandes Maciel Nascimento, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (www.psicossomatica.org,br); Mario Alfredo De Marco, psicanalista e professor
associado da Universidade Federal de São Paulo e autor do livro A Face Humana da Medicina; e o livro Quem Ama não Adoece, de Marco Aurélio Dias da Silva (editora Best Seller).Por: Por Ivanilde Sitta vani@escrita.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário