quarta-feira, 24 de março de 2010

Banana e seus benefícios para a Saúde!

Banana é a segunda fruta mais consumida no mundo
A Banana Nanica tem casca fina e amarelo-esverdeada (mesmo quando a banana esta madura) e polpa bastante doce, macia e de aroma agradável. Cada cacho de banana tem por volta de 200 bananas. A banana Nanica (apesar do nome tem tamanho médio)contém consideráveis quantidades de vitaminas B e C, além de ser alcalina, neutralizando a ação de ácidos no organismo. As vitaminas B1 e B5 ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos.É uma das frutas mais nutritivas que existem. Além disto, contribuem para evitar a hipertensão e para manter o coração saudável.
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes


Glicídios (g) 22
Proteínas (g) 1
Fibras alimentares (g) 1,9
Vitamina B12 (mg) 0,02
Vitamina B6 (mg) 0,14
Vitamina A1 (mg) 10
Vitamina B1 (mg) 92
Vitamina B2 (mg) 103
Vitamina C (mg) 17
Magnésio (mg) 28

Minerais Sódio (mg) 1
Potássio (mg) 376
Cálcio (mg) 15
Fósforo (mg) 27
Ferro (mg) 1,06
Conteúdo energético (kcal) 99

Aliada contra a TPM:
“A banana auxilia muito nos períodos de TPM, o ideal é consumi-la todos os dias, 15 dias antes do período menstrual, isso porque a banana é rica em vitamina B6 e triptofano, substâncias que aumentam a produção de serotonina (neurotransmissor do bem-estar), combatendo assim o mau humor, a ansiedade e a irritabilidade típicos dessa fase”, diz a nutricionista Ana Paula Martins, da clínica Genesis. Além da melhora da tensão pré-menstrual, a banana, por ser rica em magnésio, auxilia pacientes com cólica já que esse mineral atua indiretamente como um vaso dilatador.
Calorias em xeque:
A banana é mais calórica quando comparada a outras frutas, no entanto o alto valor nutritivo e a sensação de saciedade permitem que esteja presente na alimentação diária sem contribuir para o ganho de peso. “Porém ela deve ser consumida moderadamente”, completa Ana Paula. 100 g da fruta por dia é suficiente e equivale a uma banana nanica média.
De olho nos nutrientes:
A banana possui minerais e vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Potássio: esse mineral tem um papel importante no aumento de excreção de sódio, por isso está associado à redução da pressão arterial. Além disso, seu consumo previne doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e doenças do coração. Também auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras.
Fósforo: presente em todas as membranas celulares do organismo; integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios; atua na contração muscular, entre outras funções.
Magnésio: a maior parte do magnésio no organismo é encontrada nos ossos e atua em vários processos biológicos, entre eles a produção de energia, contração muscular, funcionamento do intestino e formação óssea.
Riboflavina (vitamina B12): necessária para a formação de hemácias, para a produção de anticorpos, para a respiração celular e para o crescimento. É importante na prevenção e tratamento da catarata. Ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Piridoxina (vitamina B6): participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Afeta tanto a saúde física (melhora a TPM, fadiga), quanto a saúde mental (sua deficiência pode levar à depressão e irritação). É benéfica para quem sofre de retenção de líquido.

Vitamina C: atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação (coloração verde-amarelada), decaindo até níveis mínimos quando a casca começa a apresentar manchas marrons.

Fibras: são muito importantes tanto para o bom funcionamento do intestino, quanto na redução de LDL (colesterol ruim). Essas fibras em contato com água formam uma espécie de gel além de aumentar a saciedade, garantindo o bom funcionamento do intestino, com efeito hipocolesterolêmico (controle da absorção do colesterol dietético) e controle glicêmico.

Madura não! Mas potente…Não é só a banana madura que faz bem. Ela ainda verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar: seu consumo auxilia no trânsito intestinal, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. Quer mais?Por ser considerada um alimento de baixo índice glicêmico, contribui para o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo, orienta Flávia.

Quer emagrecer?“O amido resistente, encontrado na banana antes dela amadurecer tem efeito prebiótico, ou seja, produz substâncias que alimentam as bactérias benéficas presentes no intestino. Com isso acumulamos menos toxinas e absorvemos melhor os nutrientes dos alimentos, como por exemplo, cálcio, magnésio e zinco, essenciais para quem quer emagrecer, já que são minerais que regulam o sistema endócrino, mantendo o metabolismo ativo”, explica Ana Paula.
Estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Contribuindo também na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. Já a biomassa e a farinha de banana verde, podem ser utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo . “Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa”.

Fonte: http://www.informacaonutricional.net/ / http://itodas.uol.com.br-analuiza.brs@bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário