sábado, 7 de novembro de 2009

Novela - Viver a Vida (rede globo)

O remédio é a psicanálise
Entrevista: Bárbara Paz mergulha na mente de Renata

Em Viver a Vida, Renata, personagem interpretada por Bárbara Paz, está em crise. Miguel, seu namorado, está interessado em outra; a mãe não lhe dá muito apoio e, para piorar, ela ainda vive o drama da anorexia alcoólica, substituindo a comida por álcool.

Neste papo, Bárbara mergulha na cabeça da personagem e revela os motivos por de trás das ações de Renata.

Renata sabe que o namorado gosta de Luciana, por que aceita?
Bárbara Paz:
Sabe, sim, que o Miguel gosta da Luciana, mas ela ainda tem a esperança de que esse quadro possa se reverter e que ela ainda consiga prestar atenção nela. Porque o olhar dele para a Luciana não é o mesmo que ele olha para a Renata. E por que ela aceita isso? Porque tem várias mulheres que aceitam, que se sentem diminuídas e precisam de alguém que as diminuam um pouco mais. Ele prefere isso, a não ter ninguém. Ela se sente acolhida. O Miguel é um grande pai para ela. Ela se sente segura mesmo sabendo que ele gosta de outra.

Renata substitui a comida por álcool. De onde vem esse problema dela?
Bárbara Paz:
A Renata se sente gorda. Não se sente no peso ideal. Ela quer ficar magra e bonita. E ela come muito pouco, se alimenta muito mal. E isso está aparecendo aos poucos. O álcool sobe muito rápido. Ela não mede os seus atos, a agressividade e a melancolia. Então, ela não consegue seguir em sua carreira e não consegue se relacionar com o namorado. Ela está doente e não sabe. Vai ter de se tratar.

Por que ela não aceita o tratamento?
Bárbara Paz:
Geralmente, quem esta doente não aceita. Não acha que está doente. E a Renata não acha que está doente. Ela não aceita o tratamento porque acha que é uma pessoa normal.

Quando você acha que a Renata vai cair na real?
Bárbara Paz:
Eu acho que uma boa psicanálise, um bom tratamento, pode solucionar a vida dela. E se o Miguel largá-la, eu acho que ela vai afundar mais.

Fonte:Terça-feira, 20/10/2009 / http://viveravida.globo.com/Novela/Viveravida/Bastidores

Jesika Oliveira - Atendimento: jesikapsicanalise@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá Jésika!

    Me identifiquei com a proposta do teu blog, e a diversificação dos assuntos abordados.

    Uma ótima semana prá ti.
    :)

    ResponderExcluir