quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Consumismo relacionado a "Fuga"

Na atualidade cada vez mais as pessoas estão voltadas para o consumo de objetos, produtos e bens materiais, para o prazer imediato.
O caso é que existe o consumo necessário, onde a pessoa compra por necessidade, para sobreviver e o consumismo que é quando a pessoa gasta com produtos que talvez nem vai utilizar. Na maioria das vezes só adquire frustração e dívidas e se utiliza do consumismo com meio de fuga por não aceitar acontecimentos na sua vida.
A compulsão por comprar tem um nome: oneomania. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 1% da humanidade sofre desta doença. No Brasil, pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) mostram que os oneomaníacos chegam a 3% da população e quem mais tende a manifestar a compulsão são as mulheres, os jovens e, recentemente, os internautas. Um traço comum aos oneomaníacos é o impulso desenfreado de obter determinado item, independentemente da sua utilidade ou necessidade real.

Cada atitude do ser humano tem um porque.
Este comportamento na maioria das vezes é utilizado para esconder a indecisão, a baixa auto-estima, "tampar um vazio", uma perda e outros conflitos mais.

Muitas vezes a realidade é frustrante e as pessoas acreditam que ao comprar vão encontrar a felicidade e isso não é verdade.
É necessário buscar se conhecer e perceber que existem várias maneiras de conquistar notabilidade, de buscar reconhecimento, atenção e valor.
Pessoas com este comportamento se sentem muito culpadas e geralmente sentem frustração, tédio, solidão, depressão, desamparo.

Procure um profissional que possa orientá-lo(a) e mostrar o melhor caminho para eliminar sofrimentos reprimidos, ansiedade, medo...
Por: Jesika Oliveira jesikapsicanalise@gmail.com – Psicanalista e estudiosa da Mente Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário