quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Força da Mente em Benefício da Saúde


Coping e Capacidade de enfrentamento


A força do pensamento positivo e o poder mental em benefício da saúde. Está é a chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano. Através deste procedimento melhoramos e ganhamos confiança para enfrentar as dificuldades da vida, ou seja, melhoramos nosso “coping”.
Através da mente, podemos criar saúde, prosperidade e realizações em nossas vidas. Mas, também, doenças, perdas e fracassos. E estas diferenças só dependem de como nós utilizamos a força da mente.
Viemos para este mundo com um “computador” de poder ilimitado, instalado dentro de nossas cabeças. Portátil, discreto, anatômico e perfeitamente elaborado. Esta máquina, ou seja, o cérebro, é o nosso melhor amigo, isto é, se soubermos programá-lo positivamente.
O programa é a nossa mente. A força é da nossa mente. Os pensamentos são os dados que vão dando força ao programa para que o cérebro possa processar todas asinformações com muita fidelidade, pois ele não questiona, simplesmente executa tudo aquilo que a mente lhe disser, mesmo que não seja verdade!
Por exemplo: imagina um limão bem azedo, ácido e suculento sendo espremido em seus lábios. Se você pensou com o mínimo de concentração, a sua boca produziu saliva. O limão não existe, foi apenas uma criação ou um programa da sua mente, mas o cérebro não questiona, simplesmente obedece e produz, no corpo, as substâncias necessárias.Isso que acabamos de ver demonstra a importância dos nossos pensamentos.

Da mesma forma que produzimos salivas inofensivas, podemos aumentar a nossa pressão arterial ou os batimentos cardíacos.

Podemos dessa forma melhorar nosso Coping, ou seja, nossa capacidade de enfrentamento
Podemos despejar excesso de adrenalina no sangue, que prejudica a nossa saúde, ou melhorar o nosso sistema de defesa natural.
Outro exemplo é se você estiver pensando em vingança, automaticamente a sua mente está dizendo ao cérebro “guerra”. Seu corpo começa a transpirar mais, a circulação aumenta, suas pupilas se dilatam. Se isso continuar por mais tempo, seu corpo entra em desarmonia e você acaba adoecendo.
O poder da mente não influencia apenas a saúde, mas, também, a realização profissional, os relacionamentos e as conquistas da vida.
Nossos pensamentos geram ondas vibracionais que influenciam pessoas e situações.

A imaginação, que é um tipo de pensamento mais elaborado, é a maior potência que uma pessoa tem na vida. Saber imaginar é saber criar as oportunidades que se desejam.
Significado ““coping”: (são processos que as pessoas utilizam para lidar com situações, externas ou internas, que avaliam como excedendo seus recursos. É um esforço de controle ao estresse, visando minimizar os aspectos aversivos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário