quinta-feira, 25 de junho de 2009



Dormir mal engorda



Comprovado por uma das revistas mais remomadas do momento, e engordar não é o único problema!
Um estudo realizado durante 13 anos, publicado na revista Sleep, comprova a relação entre obesidade e sono. Isso porque a produção de hipocretina, um neurotransmissor que nos deixa acordados, é disparada quando o sono é de má qualidade. O resultado é o desequilíbrio de duas das principais substâncias reguladoras do apetite: a grelina e a leptina. A disfunção desses dois hormônios, altera o metabolismo e o corpo necessita de mais glicose para manter o cérebro funcionando.
Isso leva a um ciclo vicioso porque quanto mais peso de gordura o corpo tiver, pior a qualidade do sono, isso porque a gordura na região da faringe causa uma pequena obstrução do ar, que interrompe o repouso por várias vezes, sem no entanto que percebamos. Ainda tem mais, durante o sono, é que nosso corpo se recupera do ataque do dia, e durante a noite diversos compostos responsáveis pela defesa do organismo são secretadas, se não dormimos bem esses hormônios não são de boa qualidade e não agem de forma eficaz, podendo até gerar tumores. Então devemos dormir pelo menos 7 horas por dia de forma seguida, isso ajuda a viver mais e melhor segundo a Universidade de Nagoya no Japão em estudo da faculdade de medicina.
Tente identificar de você gosta de ir cedo para cama e acordar cedo (matutino) ou se prefere acordar tarde (vespertino), e enquadre seu sono no seu ritmo mas adequado, não lute contra o seu corpo. Ainda existem aquele indivíduos que não se enquadram em nenhum dos dois modelos, mas que podem achar uma brecha entre eles. A e dormir 20 minutos depois do almoço facilita a digestão e pode trazer outros benefícios para o resto do dia!

Escrito por Vinícius Dobgenski em 07/02/2008 - 22:22:41


Nenhum comentário:

Postar um comentário