quarta-feira, 24 de junho de 2009

Apaixonados e cegos para a beleza



ATRAÇÃO

Apaixonados e cegos para a beleza
Rostos bonitos não têm poder sobre pessoas enamoradas

Se, no próximo encontro, a pessoa amada lhe disser que “só tem olhos para você”, isso pode ser mais verdade do que você pensa. Pesquisas mostram que aqueles que estão afetivamente comprometidos com seus companheiros tendem a desviar o olhar de homens e mulheres atraentes, mesmo sem que tenham consciência disso.
Em um estudo, o psicólogo Jon Maner, da Universidade Estadual da Flórida, mostrou a um grupo de voluntários rostos em uma tela de computador, por meio segundo e propôs que os identificassem as faces como femininas ou masculinas pressionando um botão. Pesquisas anteriores feitas com o mesmo método já haviam mostrado rostos atraentes do sexo oposto atraem a atenção por mais tempo. Maner, entretanto, trabalhou em seu estudo apenas com pessoas casadas ou envolvidas em um relacionamento monogâmico. Ele pediu para que metade escrevesse sobre sentimentos de amor por seus parceiros, enquanto a outra parte deveria escrever sobre uma experiência feliz. O pesquisador constatou que aqueles que escreveram sobre amor prestaram atenção em rostos atraentes por menos tempo do que em pessoas com aparência comum. Ele sugere que esse desvio inconsciente de atenção, provavelmente, tenha evoluido para manter homens e mulheres em relações monogâmicas, o que contribuiu para garantir vantagens reprodutivas.
Escrito por blogdamentecerebro, 25/03/2009 às 13h59 - http://blogdamentecerebro.blog.uol.com.br/arch2009-03-22_2009-03-28.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário