Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) descobriram que a realização simultânea de mais de uma atividade altera a maneira como o cérebro retém as informações. "A qualidade do aprendizado é pior quando não estamos concentrados", disse a VEJA o professor de psicologia Russell Poldrack, co-autor do estudo.
Participantes da pesquisa: estudantes de 20 anos em média
Técnica utilizada: imagens geradas por um tomógrafo mostram as áreas do cérebro em que há mais irrigação sanguínea, sinal de atividade cerebral intensa
Atividade proposta: numa tela acoplada ao tomógrafo, projetaram-se algumas imagens de formas geométricas. Os estudantes tinham de separá-las por cor e forma. A atividade foi repetida com a adição de outro comando: os participantes tinham de contar os "bips" disparados por uma campainha
Como os estudantes se saíram: a distração da campainha não os fez errar na separação das formas. Contudo, ao terminarem a segunda tarefa, os participantes tiveram dificuldade para lembrar em que ordem as formas apareceram, entre outros detalhes questionados pelos pesquisadores
O que o exame detectou: o hipocampo, região cerebral que tem participação crítica no processo de armazenagem e lembrança de dados, somente foi ativado quando os participantes prestaram atenção à tarefa única. Quando conciliaram duas tarefas, o hipocampo não foi ativado.
A conclusão: o cérebro trabalha de forma mais completa quando está concentrado, o que propicia lembrar as informações num contexto diferente daquele em que o aprendizado se deu
Conselho do pesquisador depois da descoberta: "Não realize mais de uma tarefa quando você está aprendendo uma coisa nova, da qual pretende se recordar depois", diz Poldrack
Como eles conseguem?
Famosos dão conta de vários trabalhos paralelos porque têm assessores para cuidar dos detalhes da rotina. Também porque têm estratégias para organizar o tempo e para se manter concentrados.
Reginaldo Teixeira
RICARDO MANSUR
Rotina: estuda teatro de manhã, à tarde pratica pólo e à noite sai para badalar. Reserva os horários de almoço e jantar para tratar de negócios
Como se mantém centrado: não bate cartão no escritório. Tem um notebook, pelo qual lê notícias e checa e-mail
Rotina: dirige seis empresas, dá palestras pelo Brasil e grava um programa de televisão.
Como se mantém centrado: dispensa computadores portáteis para ter um momento desplugado. Não lê todos os e-mails que recebe – as secretárias fazem uma triagem do que é importante. O contato com a natureza, no fim de semana em sua casa de campo, ajuda-o a descansar
http://veja.abril.com.br/041006/p_128.html
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