sábado, 4 de dezembro de 2010

Violência / Paz!!

Desde a criação da psicanálise, por Sigmund Freud, o pensamento humano vem tornando-se cada vez mais mutável; todo indivíduo tem hoje a possibilidade de ser dono de si mesmo, dos próprios pensamentos e ações. Freud descobriu que sofremos por causa de um determinismo psíquico diretamente ligado á estruturação de nossa personalidade: Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente. Esta estrutura faz nos refletir sobre o mal-estar que encontramos na humanidade e tenta explicar a origem de toda e qualquer atitude humana.
Hoje gostaria de me colocar numa visão sobre a violência, causas, conseqüências e o que fazer para modificar este quadro crítico que cresce diariamente e que enquanto escrevo deve já ter feito várias vítimas.
A psicanálise permite compreender o desenvolvimento deste processo de violência através do estudo das influências do inconsciente sobre a vida consciente. Toda criança se desenvolve dentro de uma família e comunidade; incorporando os procedimentos éticos, idéias de democracia, solidariedade, tolerância, convivência com as semelhanças, diferenças, noções de bem e mal, certo e errado; todos, conceitos passados pelos adultos que influenciam sua educação. Desde cedo estamos criando nas crianças a estrutura para uma mentalidade boa ou ruim.
Distúrbios comportamentais, de aprendizagem, sociais e mesmo a delinqüência podem ser a expressão de ansiedades e conflitos muitas vezes favorecidos por questões sócio-psico-educativas.
É preciso entender que crianças e adolescentes estão em pleno desenvolvimento em todos os sentidos e especialmente no sentido psicológico e social, o que significa dizer que estão vulneráveis e receptivos aos estímulos internos e externos que participam da formação de sua identidade. Cada criança e cada adolescente carregam em si potenciais construtivos, destrutivos, de vida e de morte que estimulados ou reprimidos pela cultura, com certeza criaram os homens que desejamos para o futuro ou mesmo o oposto.
Somente através de uma boa qualidade nas relações afetivas e de estímulos construtivos podemos formar jovens capazes de sentir e expressar valores físicos, democráticos e sociáveis que cabem na sociedade que todos os dias desejamos ter.
É um momento propicio para reflexão: hoje temos a violência que ocorre em todo país e em caso dramático no Rio de Janeiro.
Até quando vamos remediar situações de violência se temos o conhecimento de como começar a preveni-la? Não espere que os outros façam algo para mudar esta situação, seja o propulsor dessa mudança. Hoje dentro da sua casa novos valores e conceitos podem nascer e mudar em grau significativo sua história e a história dos seus semelhantes, os que aqui estão e aqueles que estão por vir.

Por: Jesika Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário