terça-feira, 23 de março de 2010

CROMOTERAPIA, METAFÍSICA E AUTO-AJUDA


(Matéria publicada no Jornal da Cidade - Jundiaí, sessão:
Domingo Especial - 14 de outubro de 2001 - nº 756 - pág. 3)


Mente sã, corpo são

Metafísica da saúde ensina a mudar pensamentos e padrões de comportamento em função de uma vida mais saudável e harmoniosa

ÉRICA FABIOLA GÁSPARI

"Há muito mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia". Desse velho dito popular ninguém duvida. No entanto, existe um lugar bem mais próximo de cada um de nós, que é mais misterioso e difícil de ser desvendado. É o nosso próprio interior, que muitas vezes fica esquecido durante anos, em certos casos por medo ou falta de conhecimento. Realidade estranha, afinal de contas estamos no início de um novo século: o homem já pisou na Lua, já clonou animais e criou urna rede internacional de computadores, mas ainda não consegue penetrar em suas entranhas, compreender e lidar com suas reações e emoções. O que nos faz pensar que uma viagem ao próprio interior pode ser muito mais demorada e complicada do que uma viagem ao redor do mundo. Para descomplicar, um conhecimento chamado Metafísica, que foi muito investigado por Aristóteles - mas só passou a ser aceito como ciência na Idade Média, com o surgimento da Ontologia - vem conquistando muitos adeptos. E quem entra em contato com esse conhecimento garante que a vida muda para muito melhor.

Revolução Interior

O estudo da metafísica pode ser direcionado para diversos campos da vida. Porém, a metafísica da saúde é a que mais se destaca, especialmente entre pessoas que buscam auto-ajuda. De acordo com o metafísico Valcapelli, que estuda o assunto há oito anos, a metafísica da saúde faz menção ao que é essencial, profundo e verdadeiro no universo interior do ser humano. Está relacionada a parte psíquica, sentimental, energética, espiritual e emocional de cada indivíduo e a maneira como ele lida com as situações diárias, sejam elas ligadas ao trabalho, à família, ao amor e tantas outras áreas da vida. "A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência", diz Valcapelli.

Na prática funciona de uma forma bem sutil. "Quando o indivíduo tem sucesso em suas realizações, passa a se sentir bem, realizado e feliz e, conseqüentemente, mais saudável. Já quando o indivíduo tem dificuldades e conflitos em suas realizações; hà.a manifestação de um estado interior confuso, que influencia no metabolismo do corpo, causando as doenças. Isso ocorre porque é quando a pessoa está no auge de seu conflito interno que elas surgem", explica.

Valcapelli diz que a metafísica dá condições para trabalhar com essa desarmonia interior, reestabelecendo o equilíbrio, a auto-estima, a autoconfiança e promovendo uma integração mais harmoniosa com si mesmo. Esses benefícios permitem se relacionar melhor, se integrar melhor e se organizar melhor. E é desta maneira que a metafísica da saúde atinge seu principal objetivo, que é oferecer boas condições internas que possam refletir positivamente no mundo ao redor de cada indivíduo.

Em favor da vida

A metafísica da saúde tem sido muito importante para novas descobertas na área psicossomática - interferências emocionais que causam distúrbios físicos. Por isso, médicos, terapeutas e psicólogos têm utilizado a metafísica na busca de resultados positivos para a recuperação de seus pacientes. Até agora a metafísica da saúde tem se demonstrado uma grande aliada nesse sentido. "A metafísica facilita compreender o outro, mapeia a condição interna, mostra onde está o foco do problema e em quais situações da vida aquele problema acontece, com intensidade. Ela dá as coordenadas

do que fazer, do que falta pata ser melhor sucedido e quais atitudes e recursos são necessários pata aprimoramento interior, pois o como é um sensor e cada parte dele reflete uma emoção, assim, é preciso estabelecer novos padrões de comportamento de acordo com o órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta", comenta Valcapelli.

Por exemplo, se a pessoa tem algum problema nas vias respiratórias, representa que tem dificuldade em se integrar com o ambiente; quando há algum probleminha como rouquidão, gagueira ou outro relacionado com as cordas vocais, significa que há dificuldades em ter bons contatos com as pessoas e de verbalizar as emoções; quando o problema está relacionado ao pulmão, que é o contato com a vida, representa que a pessoa está esgotada por ter feito muito por pessoas ou situações que não valeram a pena; quando o problema é uma gripe, significa falta de confiança em relação a mudanças e desconfiança do bem sucedido; e assim por diante.

Ao adquirir a consciência metafísica de uma disfunção do organismo, obtemos um importante recurso para a reorganização do mundo interno que se reflete no ambiente externo e principalmente no corpo em forma de saúde e vitalidade.

Consciente do padrão interno que está desencadeando a doença no corpo e sabendo quais são as atitudes positivas que estabelecem a saúde física, psíquica e emocional, você terá à mão um importante recurso de auto-ajuda.

Metafísica do lar

A metafísica se estende na área do ambiente familiar, no qual é possível fazer inúmeras leituras. "No lar é possível avaliar a convivência, as manias e a relação com o ambiente familiar. Nós somos muito o que nossa casa é. Por exemplo, a nossa relação com a sala mostra como é nossa relação com o social, se você fica muito na sala, representa que é uma pessoa que faz muitos amigos, que está sempre entrosada, cercada de pessoas e que se sobressai. Se você é uma pessoa que fica muito no quarto, representa que é uma pessoa mais recatada, voltada para sua intimidade e seu interior, tem tendência a se fechar. Este comportamento é muito comum entre os adolescentes", explica Valcapelli.

Metafísica do trabalho

No campo profissional, Valcapelli explica que tudo o que desempenhamos fora é o que, na realidade, precisamos desenvolver dentro. "Quando urna pessoa passa a compreender e dedicar-se à metafísica do trabalho, se dá conta de que o trabalho contribui muito mais com o desenvolvimento dos conteúdos interiores do que financeiramente, pois o dinheiro se dilui com o tempo e os conteúdos interiores são eternos", explica ele. A pessoa que trabalha na área de comunicação exercita a expressão e tem necessidade de se expor afetivamente, colocar para fora seus mais caros sentimentos, ou seja, comunicar-se. Quem trabalha na área de administração quer administrar-se, ter boa ordem mental, desembaraço, controle de suas vontades e avaliar o melhor momento de fazer o que gosta.

Experiência que vale a pena


Cristiana, Anie e Rosana, felizes com os resultados da metafísica da saúde.


"A metafísica da saúde acrescentou muitíssimo ao meu autoconhecimento é uma grande ferramenta a ser usada. Consegui me recuperar de um problema no sistema endócrino mudando meus padrões de comportamento. A gente passa a observar que certos comportamentos podem desenvolver alguns problemas de saúde no futuro, assim você começa a trabalhar com elementos que a metafísica te dá. Eu me identifiquei bastante, aprendi a me refazer, me tratar bem e a mexer com aspectos profundos sem me ferir"
- Anie Santos, 31 anos - artista plástica.

"Eu estou participando do curso de metafísica da saúde e está sendo maravilhoso. Aprendi que o segredo está no meu interior e que tudo tem uma razão de ser, o corpo nos mostra isso. Com a metafísica você se torna uma pessoa mais consciente do seu corpo e quando há algum problema, a metafísica ajuda a revertê-lo. Eu já tive problema de rinite e quando percebo que estou tendo atitudes que possam desencadeá-la, já começo a reverter mudando meu comportamento. Acho que a metafísica é um aliado no processo de evolução, pois o que você sente é o que você acredita"
Cristina Rebola, 36 anos - analista de sistemas e terapeuta holística.

"Com a metafísica da saúde você aprende a se conhecer por meio do próprio corpo. A gente aprende que há certos padrões de reagir diante de situações que não fazem bem pra gente e a gente não se dá conta. O funcionamento do corpo tem correlação com, a personalidade e quando a gente coloca em prática percebe como é incrível o funcionamento. Por exemplo, as doenças crônicas são indícios de um padrão de comportamento repetitivo. Particularmente acredito que a metafísica funciona melhor que a terapia, pois o corpo é que mostra o seu problema e é muito preciso. E mesmo que você não tenha a doença pode evitá-la. Hoje em dia tenho muito mais respeito e admiração pelo meu corpo. As vezes me pergunto qual é o nosso limite, a gente ainda não sabe até onde pode ir, é maravilhoso"
- Rosana Dau Videira, 37 anos – jornalista.

(Matéria publicada no Jornal da Cidade - Jundiaí, sessão:
Domingo Especial - 14 de outubro de 2001 - nº 756 - pág. 3)

VALCAPELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário